Ingredientes
250 g de feijão azuki
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
2 colheres (sopa) de salsinha picada
6 colheres (sopa) de sopa de cebola desidratada
3 ovos
1 xícara de leite
1 colher (sopa) de manteiga
3 xícaras de farinha de trigo
1 pitada de orégano
1 colher (sopa) de fermento em pó
250 g de farinha de rosca para empanar
2 xícaras de óleo de soja para fritura
Sal a gosto
Para o molho cremoso de tofu:
1/2 xícara de tofu
5 colheres (sopa) de azeite de oliva
3 colheres (sopa) de shoyu
1/2 xícara de leite desnatado
Preparo
Deixe o feijão de molho em uma tigela com água de um dia para o outro. No dia seguinte, escorra a água e cozinhe o feijão numa panela de pressão com 1 litro de água por 20 minutos, ou até os grãos ficarem bem macios. Retire do fogo, escorra e transfira o feijão para uma tigela. Amasse os grãos com um garfo, junte a cebola, o alho, a salsinha, a sopa de cebola, 1 ovo, o leite, a manteiga, a farinha de trigo, o orégano, o sal e o fermento em pó. Misture com as mãos por 2 minutos, ou até obter uma massa homgoênea. Molde 25 bolinhos, passe-os no ovo restante batido e na farinha de rosca. Em uma frigideira, aqueça o óleo muito bem e frite os bolinhos, aos poucos, até dourar. Retire com uma escumadeira e coloque-os sobre toalha de papel para eliminar o excesso de óleo.
Dica
Sirva os bolinhos com o molho de tofu. Para isso bata todos os ingredientes no liquificador, até obter um molho cremoso.
Rendimento: 25 unidades
Fonte
Propriedades do feijão azuki
Rico em proteínas, fibras, ferro, potássio, zinco e vitaminas do complexo B, o feijão azuki age como estimulante do sistema imunológico, contribui para a formação óssea,controla a pressão alta, diminui os índices de derrame, facilita a digestão, regula a pressão alta, controla o excesso de açúcar no sangue, diminui a retenção de líquidos e combate pedras nos rins e na vesícula.
Benefícios do feijão azuki
Rico em potássio, o feijão azuki controla a pressão alta e, assim, diminui a incidência de derrames.
Além disso, por ser facilmente digerido devido seu baixo índice de fermentação, o ingrediente regula a hipertensão e ainda controla a liberação de açúcar no sangue – ação que provoca a diabetes.
Tido como diurético natural, o feijão utilizado pelos orientais melhora o funcionamento dos rins e combate problemas como pedras na vesícula, portanto, é considerado um alimento diurético.
Valores nutricionais
- 60g de feijão azuki contém:
- 210 calorias;
- 40 g de carboidratos;
- 12 g de proteínas;
- 0 g de gorduras;
- 5 g de fibra;
- 4,8 g de sódio;
- 88 mg de cálcio;
- 82 mg de ferro;
Nenhum comentário:
Postar um comentário