Fonte WikiHow
Brotos de feijão são encontrados em muitos pratos asiáticos e receitas de comida saudável. São extremamente fáceis de serem cultivados em casa e leva apenas alguns dias. Cultivar brotos de feijão é uma empreitada ideal para aqueles que têm interesse em cultivar sua própria comida, além de ser um projeto divertido para trabalhar com crianças.
Método 1 de 3: Escolhendo os Feijões
- 1Escolha um pequeno grão de feijão ou uma semente. Você pode fazer isso com quase todos os tipos de feijão, mas os menores geralmente são mais saudáveis. Grande parte das variedades maiores tem maior probabilidade de desenvolver fungos, se forem submetidas a ambientes úmidos por períodos prolongados.
- A variedade mais utilizada para produzir brotos é o feijão verde.
- Outras variedades pequenas e fáceis de trabalhar são: feijão azuki, lentilha, sementes de alfafa, feno-grego ou repolho.
- 2Comece com grãos de feijão secos. Se o feijão estiver cozido, ele pode estragar rapidamente. Os grãos de feijão in natura são ideais para esta finalidade, mas escolha um feijão novo. Quando mais novo, maior a chance de criar brotos.
- 3Verifique se o feijão que você escolher tem certificação por ser isento de agentes patogênicos. Patógenos são micro-organismos que podem provocar doenças. Os mais seguros são os feijões com esta certificação ou que tenham sido plantados por você.
Método 2 de 3: Criando Brotos
- 1Limpe um pote de vidro. O pote ideal para cultivar brotos é de vidro e tem uma tampa telada. Você pode encontrar um desses em lojas de jardinagem ou você pode usar um pote de vidro comum. Lave-o com água quente e sabão.
- 2Lave os grãos de feijão. Coloque-os em uma peneira e passe sob água fria.
- 3Preencha um quinto do pote com grãos de feijão. É melhor usar menor quantidade. Quanto maior o número de grãos de feijão, fungos ou bactérias surgem com mais facilidade.
- 4Despeje água em temperatura ambiente sob os feijões. Complete o pote até o topo e feche-o com uma tampa telada.
- 5Você também pode usar tecido de algodão ou musseline como tampa.Segure o pedaço de tecido sob a abertura do pote e fixe com um elástico. O tecido irá bloquear a maioria do fluxo de ar, permitindo um respiro, que irá evitar a formação de mofo. Não use uma tampa metálica sólida.
- 6Coloque o pote sob um balcão, longe de luz solar direta. Deixe os grãos de feijão de molho entre 8 e 10 horas.
- 7Retire a água através da tampa telada ou do tecido. Abra o recipiente, coloque água fresca ou morna e agite. Feche novamente o recipiente e retire a água, mais uma vez.
- 8Coloque o pote tampado em um local abafado, longe da luz solar direta. O interior de um armário funciona bem. Enxágue e seque os grãos de feijão duas vezes ao dia. Ao enxaguá-los, você irá manter o feijão limpo e úmido.
- 9Acompanhe o crescimento dos brotos durante os próximos dias. O crescimento geralmente começa em dois ou três dias e os brotos podem ser colhidos depois de quatro ou cinco dias.
- 10Remova os brotos de feijão assim que eles atingirem entre 2,5 cm e 7,5 cm de comprimento. Enxágue, deixe escorrer a água e espalhe os brotos em um papel toalha limpo durante oito horas ou até que o excesso de água evapore.
Método 3 de 3: Criando Brotos em Menor Tempo
- 1Enxágue meia xícara de feijão em água gelada. Ao enxaguar o feijão, você remove grande parte da sujeira e bactéria, evitando a contaminação da água.
- 2Coloque os grãos de feijão em um recipiente pequeno e despeje água fria sobre eles. Deixe o feijão de molho por no mínimo uma hora e no máximo de um dia para o outro.
- 3Escorra a água e enxágue com água fria. Assim, você irá remover qualquer resíduo de sujeira ou bactéria que possa ter sobrado.
- 4Forre um escorredor de fundo chato com um lenço limpo ou papel toalha.Use um lenço com trama espaçada, como os de algodão. Ponha o feijão no escorredor, por cima do lenço.
- 5Coloque outro lenço limpo ou papel toalha sobre os grãos de feijão. Use um lenço de algodão leve ou de material similar, que seja respirável.
- 6Lave o feijão, embrulhados nos lenços, com água fria. Deixe escorrer.
- 7Coloque o escorredor em um pequeno balde. O balde deve ser o dobro do tamanho da peneira, mas não precisa ser muito maior.
- 8Coloque um saquinho com pedras, que pesem entre 1 e 2 kg, sob o feijão.Você pode usar pedras decorativas, mas qualquer tipo funciona, desde que o saquinho faça uma pressão sobre o feijão.
- 9Coloque o balde em um canto escuro ou armário. Os feijões devem ficar em um local escuro. Senão, os grãos podem amadurecer e ficarem amargos.
- 10Troque os lenços a cada 3 horas, aproximadamente. Não espere mais de 12 horas entre as trocas. Todas as vezes que você for trocar os lenços, enxague os grãos de feijão e deixe-os escorrer. Este processo os mantém limpos e úmidos.
- 11Remova os brotos de feijão assim que eles atingirem entre 2,5 cm e 7,5 cm de comprimento. Isso levará poucos dias. Enxágue os brotos de feijão e deixe-os secar em uma superfície limpa por 8 horas.
Dicas
- Você pode tentar esses processos com uma variedade de feijões e sementes. O feijão verde é uma boa escolha, mas também é comum o cultivo de brotos de feijão azuki, lentilha e soja. Também podem ser usadas outras sementes, como trevo, repolho roxo, girassol, ervilha torta, beterraba, brócolis, cebola e erva de trigo (wheatgrass).
Avisos
- Evite grãos de feijão grandes. Estes são mais propensos a desenvolver fungos. Grãos pequenos e macios funcionam melhor.
- Pessoas com baixa imunidade devem evitar consumir brotos caseiros crus. Os brotos caseiros trazem mais risco de contaminação que os brotos embalados.
- Materiais Necessários
- Grãos de feijão ou sementes
- Pote de vidro
- Tela ou retalho de algodão
- Elástico
- Escorredor
- Balde pequeno
- Lenços
- Papel toalha
- Saquinho com pedras (1 a 2 kg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário