Imagine comer um doce que não engorda e que não deixa aquela sensação de culpa depois? Foi com essa promessa, que há mais um século, surgiram os adoçantes artificiais que logo viraram o “melhor amigo” das dietas. Isso até semana passada… quando um grupo de cientistas divulgou uma nova pesquisa que relaciona o uso dessas substâncias a um maior risco de desenvolver diabetes.
E agora? O que fazer para adoçar do cafezinho ao bolo de maneira saudável?
A #santadica de hoje é um TOP 10 dos meus adoçantes naturais favoritos! Vem comigo:
1. BAUNILHA
Se o céu tivesse um sabor, ele seria o da baunilha! Basta acrescentar um tiquinho no iogurte natural e parece que você está comendo um sundae! #gordices Sim, a fava não é barata, mas você não vai precisar de muito para adoçar bolos, cafés, chás e outras receitinhas. Além disso, ainda existe a opção de usar o extrato de baunilha, que é mais em conta ($) e você encontra em qualquer supermercado.
2. CANELA
Não resiste a um cafezinho, mas precisa manter a cinturinha e não quer se render aos adoçantes artificiais? Que tal um pouco de canela? Basta uma pitada ou um pedacinho dentro da xícara para deixar o cafezinho rico em sabor e sem adicionar 1 grama sequer de substâncias perigosas para a saúde. Aliás, pelo contrário a canela é comprovadamente um termogênico natural, além de ter diversas propriedades funcionais.
3. PURÊ DE MAÇÃ
Pra mim é o substituto ideal de açúcar em bolos, cupcakes e muffins, pois traz um toque de “doce” sem alterar o sabor. Se você optar por substituir o açúcar por purê de maçã nas suas receitas minha dica é: diminua um pouco o líquido e ou adicione uns minutos a mais no tempo cozimento. A proporção é 1 por 1. Sim, vai ser menos doce do que a versão original, mas esse é o ponto!
4. TÂMARAS
As tâmaras são excelentes substitutos do açúcar em bolos, pães, doces e outros alimentos que normalmente levam açúcar como ingrediente. Embora, obviamente, as tâmaras contenham açúcares naturais, elas são uma forma saudável de adoçar e além disso elas deixam uma textura super macia às receitinhas. E também pode ser usadas na proporção de 1 para 1.
5. COCO
Não há nada tão doce como uma polpa de coco fresquinho. Mas se for difícil encontrar essa opção na sua cidade, você também pode se render ao coco ralado, mas só se for SEM adição de açúcar, né? Eu utilizo muito no chá de hibisco. Acrescento uma colher de coco ralado (sem açúcar) e fica uma delííícia! Experimente!
6. LEITE DE AMÊNDOAS
Amêndoas contêm pouquíssimo açúcar, mas o seu óleo de sabor adocicado engana as nossas papilas gustativas. Utilize em chás, smoothies ou até mesmo no suco verde para deixar tudo mais docinho. Ahh e cuidado com os leites de amêndoas vendidos em supermercados, muitos tem açúcar na composição. Eu faço o meu próprio leite vegetal em casa, é muito simples e 100% natural!
7. ÓLEO DE COCO
Experimente cozinhar couve (ou outras verduras) no óleo de coco e qualquer gosto amargo é imediatamente eliminado. Nosso cérebro associa “sabor doce ” ao cheiro de coco e mesmo quando não há açúcar presente (como no caso do óleo de coco) a boca sente gosto “doce”. É incrível!
8. MEL
Se o açúcar não está completamente fora da sua dieta, o mel pode ser uma excelente alternativa ao açúcar refinado ou aos adoçantes artificiais. Rico em enzimas, componentes antibacterianos, vitaminas, minerais, aminoácidos e fitonutrientes, o mel orgânico é um alimento alcalinizante que adoça naturalmente sem cravar os níveis de açúcar no sangue. Ao cozinhar com mel, o ideal é substituir apenas cerca de um terço do açúcar pelo mel. Para os outros dois terços, você pode usar outras formas saudáveis como açúcar de coco, que também é rico em nutrientes e com baixo índice glicêmico .
9. SAL ROSA DO HIMALAIA
Acredite ou não, mas acrescentando um pouco de sal marinho não refinado ou sal rosa do Himalaia no seu smoothie ou salada de frutas, ele pode realçar ainda mais o sabor doce dos alimentos. O sal aumenta a capacidade do nosso cérebro de processar a “sensação de doce”, o que significa que podemos utilizar menos açúcar. Mas não vale exagerar né? O sal em excesso, assim como o açúcar, também é um veneno!
10. STEVIA
Trezentas vezes mais doce do que o açúcar, a Stevia é uma das maneiras mais fáceis e saudáveis para adoçar receitas e bebidas, sem ter que usar o açúcar. Rico em antioxidantes e com um índice glicêmico zero, os diabéticos também podem usá-lo de forma segura. Mas vale lembrar: dê preferência ao extrato de Stevia orgânico e fique de olho na embalagem para ver se ela não contém dextrose, pó de celulose e eritritol na sua composição.
Espero que as dicas sejam úteis! Com determinação as mudanças do dia a dia se tornam fáceis!