Quer dar os primeiros passos na arte de pilotar o fogão? Veja as dicas de profissional
Todo mundo conhece alguém que é apaixonado por cozinha – isso, se esse alguém não for você mesmo. Nos últimos tempos, se multiplicaram aqueles cozinheiros de fins semana, homens e mulheres que dedicam suas horas de lazer às panelas e ao fogão. Mas ter talento, sensibilidade e dedicação para cozinhar em casa nem sempre significa conhecer as técnicas de um verdadeiro chef profissional. E essas técnicas podem melhorar, e muito, o resultado da comida.
Para apresentar o “Bê-a-bá de Chef”, o .Gastrô inaugura hoje uma série de reportagens, com técnicas profissionais para ser aplicadas em casa. O primeiro selecionado para os passos mais básicos foi o chef e professor da escola e restaurante São Jorge, Mário Augusto Baeta. Aqui, ele ensina alguns truques para melhorar o desempenho à frente das panelas
O primeiro ponto a ser observado é a postura de chef. “Pode soar um pouco polêmico, mas não adianta querer aplicar as técnicas mais profissionais se o comportamento não acompanhar isso. Um ponto crucial, em que as pessoas em geral mais erram, é a dispersão. Vejo isso acontecer com meus alunos. E, estando dentro de casa, é mais fácil se distrair, por exemplo, assistindo à televisão enquanto a comida está no fogo. É preciso foco, esquecer o resto da casa e se divertir com o que está acontecendo na cozinha”, diz Baeta.
O passeio pelas técnicas segue uma ordem crescente, desde a organização da cozinha para o dia de trabalho, passando pelo corte de legumes com segurança e como prepará-los de forma profissional.
Um ótimo começo para quem ainda não domina essas técnicas é preparar uma base para molho a partir do cozimento na panela e no forno. Conhecer os termos mais técnicos, como “branquear”, “brasear” e “deglaçar”, enriquece o vocabulário – sem contar que pode impressionar seus comensais.
Está pronto para os primeiros passos? Ajeite o toque (o chapéu de cozinheiro) e engome o seu dólmã (a roupa completa). Se não for seu estilo, pode improvisar uma bandana com um lenço e usar o velho avental da mamãe. Prepare suas facas para a jornada – mas não se esqueça: o aprendizado se dá pela repetição, e desenvolver o talento na cozinha é uma viagem para a vida toda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário