segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Consommé frio em pudim gelatinado SOPA

É mesmo um prato que só se justifica com qualidade e para uma boa refeição, principalmente de verão.



Ingredientes

 500 g de carne para cozinhar, 
50 g de bacon, miúdos de um frango, 
1,5 l de água, 1 cálice de vinho do Porto, 
1 cálice de aguardente, 
1 cebola grande, 
2 dentes de alho esmagados, com casca, uma cenoura grande, 
2 alhos grandes, 
2 talos de aipo, 
2 claras de ovo (guardar as cascas), 
4 cravinhos, sal, pimenta preta, salsa. Gelatina q. b. ( a gosto )
uma alface ripada (picada), 
250 g de tomates-cereja ou fisálias. 


Como fazer

Fazer de véspera um consommé de carne ou galinha como na receita anterior, mas sem o pimentão e o tomate e levando também um cálice de aguardente. No fim, juntar gelatina na quantidade necessária (depende do tipo de gelatina), coar, passar para uma forma e deixar solidificar no frigorífico. 
A gelatina, previamente fundida em água, ao calor, deve ser adicionada à mesma temperatura do caldo, para que gelifique homogeneamente no frigorífico. 
Não deve ter nenhum grumo mal dissolvido! Desenformar para um prato grande, sobre uma camada de alface picada fina e enfeitar com tomates miniatura (tomates cereja), arrefecidos depois de irem ao forno durante alguns minutos untados com azeite, sal, pimenta e ervas. 
Podem-se usar, em alternativa, os tomates de capucho, um pouco mais ácidos mas de excelente sabor, muito vulgares nos Açores e hoje vendidos cá, com origem da América do Sul e com o nome botânico de “physalis”. 
São também muitos comuns na Madeira, onde se chamam tomates ingleses ou fisálias. Tal como nos Açores, são muito usados para uma excelente compota. Nesta receita, no caso de usar tomates de capucho, não os leve ao forno, porque ficam facilmente em papa. Em vez disso, retire a cápsula folhosa, daí o nome de capucho, e salteie-os muito rapidamente num pouco de azeite.

tomates ingleses ou fisálias.




Nenhum comentário:

Postar um comentário