Ingredientes:
300 g de cogumelos grandes,
150 g de presunto,
4-6 dentes de alho, conforme o tamanho,
4 colheres de sopa de azeite,
1 cálice de aguardente, vinho branco,
2 colheres de sopa de nata, queijo ralado, sal, pimenta, noz moscada e salsa picada.
Preparo:
Lavar os cogumelos e remover os talos, que se picam. Guardar os cogumelos regados com sumo de limão, enquanto se cozinha o resto. Picar o alho e cortar o presunto, comprado como uma fatia grossa, de cerca de 5 mm de espessura (ou, mais simplesmente, bacon) aos cubos pequenos e saltear em azeite, com os talos picados, durante dois minutos.
Flamejar com aguardente e molhar com um pouco de vinho branco, só a diluir a gordura. Temperar com sal, pimenta, noz moscada e salsa picada e deixar ferver mais dois minutos.
Remover o líquido, juntar as natas e ferver mais um minuto, mexendo sempre. Untar os cogumelos com azeite, recheá-los com a mistura de alho, presunto e talos levando só um pouco da nata, polvilhar com um pouco de queijo ralado e levar ao forno a gratinar.
Essa receita é apenas uma variante melhorada, dos variados “champiñons a la plancha” que se comem nos bares de tapas de Madrid.
De tapas, não é bem assim, que também podem funcionar de restaurante.
Um dos restaurantes espanhóis, de que você pode mergulhar sem medo , é o Meson que toda a gente conhece, também tem um sortido de excelentes tapas que funciona muito bem como refeição, com um copo de bom Rioja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário