Ingredientes:
8-10 quiabos,
2 batatas doces,
2 colheres de sopa de óleo de palma,
2 dentes de alho,
1 colher de sopa de polpa de tomate,
2 colheres de sopa de leite de coco, sal, pimenta, coentros.
Preparo:
Cortar os quiabos em três ou quatro pedaços. Se não encontrar quiabos, pode fazer a mesma entrada com curgetes, mas em fatias de cerca de 1 cm. Saltear em óleo de palma os quiabos cortados, com alho picado, temperando com sal, pimenta, bastante coentro picado (deve ficar, no fim, moderadamente picante, mas não demasiado). Juntar a polpa de tomate, regar com o leite de coco e deixar apurar até molho bastante grosso. Entretanto, fritar em azeite rodelas grossas de batata doce, temperando com sal e pimenta. Dispor em cada prato uma ou mais rodelas de batata doce, conforme o tamanho, colocando sobre elas os quiabos estufados e cobrindo com o molho, a escorrer um pouco para fora das rodelas de batata doce.
curgetes
Abobrinha, jerimum-mirim, courgette, curgete, abóbora-moganga, abóbora-porqueira, jerimum, abóbora-carneira, abóbora-de-porco ou abóbora-moranga (Cucurbita pepo L.) é uma planta pertencente à família das cucurbitáceas, assim como a melancia, o melão, o pepino e a abóbora. Pertence ainda ao gênero das abóboras e costuma-se colher ainda verde.
Originou-se no continente americano, do Peru até o sul dos Estados Unidos. É um fruto de fácil digestão, rico em niacina, além de ser fonte de vitaminas do complexo B e possui pouca caloria.
As curgetes, fazem parte do grupo de alimentos que devemos ingerir com frequência: são pouco calóricas e muito nutritivas devido ao alto teor em minerais e vitaminas, sem esquecer a fibra. Além disso, podem ser usadas em quase todos os pratos, sob a forma de sopas, saladas, recheadas,... É um alimento que facilita a digestão e tem efeito laxante, o que a torna indicada para quem sofre de gastrite ou prisão de ventre. Ajuda a regularizar os níveis de tensão arterial por ter um elevado nível de potássio e um baixo nível de sódio.
Mto bom amigo....contou tudo pra nós....delícia de prato!! obrigada!!
ResponderExcluirRosy mana, o sofisticado mora no simples, sabor e arte em toda parte!
ResponderExcluir