sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Baião de Dois

Baião de Dois

(rendimento: 10 porções)

Essa tradicional receita nordestina é de origem cearense e comemora a dança folclórica do baião, que originou também a música de Luís Gonzaga. Unindo nossos amados feijão e arroz, o prato é geralmente preparado em conjunto com carne -seca e um gostinho extra de molho de pimenta – o coentro garante o gosto de frescor. É uma deliciosa alternativa para o uso de feijão novo ou do caldo restante de feijão já preparado. Essa fantástica viagem ao sertão vai garantir água na boca de todos na mesa!

INGREDIENTES 

Para o preparo do arroz:

1 kg de arroz
50 g banha de porco
50 g de manteiga -de -garrafa ( pode ser encontrada no mercado central BH)
5 dentes de alho
3 folhas de louro
5 g de colorau Caldo de galinha ou legumes Sal a gosto

Para a montagem : 

1 kg de feijão fradinho cozido e escorrido
300 g de carne -seca dessalgada, cozida e desfiada
150 g de toucinho defumado em cubos
150 g de linguiça defumada em cubos
150 g de queijo -de -coalho
5 tomates em cubos
2 cebolas -roxas em cubos
1 pimentão verde em cubos
50 g manteiga -de -garrafa
Coentro fresco

Preparo 
Frite o alho na manteiga -de -garrafa e na banha, e antes que doure junte o arroz. Mexa bem e deixe o arroz fritar levemente. Nesse momento, adicione o colorau, o caldo (fervente) e a folha de louro e deixe a mistura cozinhar até que os grãos de arroz fiquem macios (mas sem desmanchar).
Reserve. Com o toucinho picado, frite -o levemente em sua próprio gordura. Assim que ele começar a ganhar cor, adicione a linguiça e a carne -seca dessalgada, mexendo por alguns instantes.
Reserve. Na mesma panela, aqueça rapidamente a cebola, pimentão e tomates. Misture todos os ingredientes e finalize com cheiro -verde e manteiga -de -garrafa, acertando o sal.



Receita do chef Rodrigo Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário